Foto: Eduardo Valente / GOVSC
No evento de comemoração dos 70 anos do Porto de São Francisco do Sul, nesta terça-feira, 1º de julho, o governador Jorginho Mello anunciou novas obras e investimentos, na presença massiva de colaboradores e convidados. Em seu discurso, o governador celebrou os importantes avanços na infraestrutura do terminal do Porto e destacou a meta de melhorar ainda mais os portos, para que se mantenham como destaque nacional.
“Capitaneados por São Francisco, nós vamos fazer dos portos de Santa Catarina os melhores do Brasil: em desempenho, em organização e em produtividade, para que os terminais portuários catarinenses continuem tendo um desempenho acima da média nacional”, afirmou.
Segundo ele, os investimentos realizados nos últimos dois anos mudaram o cenário local: “Venho aqui para comemorar, pois já investimos R$ 80 milhões em infraestrutura, para deixar São Francisco cada vez mais competitivo”,
Ele anunciou, ainda, novos investimentos. “Estamos autorizando o uso de dividendos para a obra da terceira faixa na BR-280 (R$ 12,5 milhões) e os lançamentos dos editais para a recuperação do Berço 201 (R$ 18 milhões) e para o sistema de despoeiramento do Corredor de Exportação (R$ 11 milhões)”.
O presidente do Porto, Cleverton Vieira, fez um balanço positivo da atual gestão, que deve encerrar o ciclo com investimentos milionários.
“Vamos terminar a nossa gestão de quatro anos com investimentos de R$ 600 milhões, provenientes de recursos próprios e da iniciativa privada, que vão transformar a história de São Francisco do Sul”, afirmou.
Ele fazia referência aos R$ 200 milhões já aplicados em infraestrutura portuária nos últimos 30 meses e aos R$ 324 milhões da dragagem de aprofundamento do canal de acesso à Baía da Babitonga, entre outros investimentos.
O presidente informou que São Francisco é atualmente um dos 10 maiores do país em movimentação de carga e o maior de Santa Catarina. “Também coordenamos as atividades na Baía da Babitonga, que responde por 60% do movimento de cargas do Estado”, disse.
Segundo Vieira, o Porto do Norte catarinense é referência em gestão pública, sendo um dos poucos portos públicos certificados com as normas ISO 9001 e 14001, o que demonstra a qualidade e o compromisso ambiental da administração. “Somos o porto público que mais cresceu no Brasil nos últimos dois anos, com um aumento de 35% na movimentação de cargas”, destacou.
O evento foi animado pela Banda Guarani, escola de música que é patrimônio cultural de São Francisco do Sul.
Breve história do Porto:
- Embora a estrutura do atual Porto de São Francisco tenha sido inaugurada em 1955, o espaço às margens da Baía da Babitonga já era utilizado há séculos para a comercialização de produtos. Originalmente, pelos indígenas que habitavam a região e, depois, pelos colonizadores.
- No início dos anos 1900, foram construídos os trapiches Santista e Hoepcke, que exportavam principalmente madeira e erva mate produzidas em Santa Catarina, além de importar trigo da Argentina.
- A história do Porto Organizado remonta à década de 1940, quando a União publicou um decreto, em 1941, outorgando a concessão ao Governo de Santa Catarina para a construção e exploração de um porto em São Francisco do Sul.
- Quatro anos depois, em 1945, deu-se início às obras, concluídas dez anos mais tarde.
- Assim, em 1º de julho de 1955 inaugurou-se o que hoje é um dos símbolos do desenvolvimento econômico no Norte de Santa Catarina.
- Com o passar das décadas, o complexo portuário foi se modernizando até alcançar o padrão de excelência de hoje que tornou o Porto de São Francisco numa referência mundial na exportação e importação de grãos, fertilizantes e produtos siderúrgicos.