Foto: PCSC
A Polícia Civil de Santa Catarina prendeu, na noite desta quarta-feira, um homem de 65 anos que praticava medicina veterinária sem autorização e maltratava animais no bairro Glória, em Blumenau. A ação foi realizada pela Delegacia de Proteção Animal com apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMAS).
A operação começou após a equipe de bem-estar animal da prefeitura identificar que um gato estava sendo operado por uma pessoa sem qualificação, em condições insalubres. No local, os policiais encontraram o homem desmontando uma mesa improvisada, e o gato já estava morto.
O espaço funcionava como uma clínica clandestina dentro de um rancho onde também havia cavalos. Materiais usados em atendimentos clandestinos foram apreendidos. No local, uma cadela também foi encontrada em pós-operatório, amarrada e sem cuidados adequados.
Segundo um médico veterinário que acompanhou a ação, o procedimento foi feito sem anestesia e higiene, em local totalmente inadequado. A suspeita é de que o gato tenha morrido durante ou logo após a cirurgia malfeita.
O homem foi preso por maus-tratos, crime com pena de 2 a 5 anos de prisão, e por exercício ilegal da profissão. A Polícia Civil reforça que denúncias de maus-tratos podem ser feitas anonimamente pelo telefone 181.


