Foto: Ricardo Wolffenbuttel / Arquivo / Secom
Santa Catarina registra apenas 1,2% de desocupação entre pessoas com ensino superior, a segunda menor taxa do país. O índice é inferior à média nacional, de 3%, e também menor que a taxa geral de desemprego do estado, que é de 2,3%. Os dados são da PNAD Contínua, referentes ao terceiro trimestre de 2025.
A pesquisa mostra ainda que, entre 2015 e 2025, o número de trabalhadores com ensino superior em Santa Catarina quase dobrou, com crescimento de 97%, acima da média nacional. Atualmente, cerca de 27% da população ocupada no estado possui ensino superior, colocando Santa Catarina na quinta posição nacional.
A informalidade entre trabalhadores com ensino superior é de 14,1%, bem abaixo da média estadual de 24,9%. Além disso, esse grupo tem o quinto maior rendimento médio do país, com salário de R$ 6.884.
No total, Santa Catarina possui 4,5 milhões de trabalhadores, sendo cerca de 1,2 milhão com ensino superior. O estado também se destaca por ter a menor taxa de subutilização da força de trabalho, o menor índice de desalentados e a menor taxa de informalidade do Brasil.


