Foto: Divulgação / MPSC
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) realizou, nesta terça-feira (11/2), em Pomerode, uma ação de sensibilização do Projeto Escola Restaurativa. A atividade reuniu 45 profissionais da educação das redes municipal, estadual e particular, além de integrantes da rede de proteção a crianças e adolescentes.
O encontro teve como objetivo incentivar o diálogo, a prevenção de conflitos e a promoção de uma cultura de paz nas escolas. Participaram diretores escolares, psicólogos educacionais, membros do Conselho Tutelar, do CRAS, do CREAS, da casa de acolhimento e servidores do MPSC. Esta foi a primeira vez que o projeto foi desenvolvido no município.
Durante a ação, os participantes vivenciaram dinâmicas e círculos restaurativos, conhecendo na prática os princípios da justiça restaurativa, como escuta ativa, empatia e construção coletiva de soluções.
Do grupo, 25 educadores seguirão para uma etapa de capacitação, com o objetivo de se tornarem facilitadores e fortalecerem a aplicação das práticas restaurativas nas escolas de Pomerode. A iniciativa busca tornar essas ações parte da rotina escolar, contribuindo para ambientes mais seguros, acolhedores e respeitosos.


