
Fotos: Leo Munhoz / Secom
GOVSC
Faltando menos de um mês para o fim do prazo, pouco mais da metade dos contribuintes do estado fizeram a Declaração do Imposto de Renda. Mas o que pode parecer apenas uma obrigação com a Receita Federal é também uma oportunidade de ajudar a transformar a vida de crianças, jovens e idosos de Santa Catarina por meio da doação para o Fundo Estadual do Idoso (FEI) e para o Fundo da Infância e Adolescência de Santa Catarina (FIA/SC).
“No momento da declaração do imposto de renda é importante que a gente faça algo a mais, que é fazer o bem para as pessoas. E isso é possível por meio da destinação de parte do imposto para o FIA ou FEI. Essa contribuição pode mudar a vida de muitas crianças e de muitos idosos”, destaca a secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), Adeliana Dal Pont.
Para doar é preciso fazer a declaração completa e não há custo para pessoas físicas. Neste caso a doação é realizada diretamente na declaração e permite que até 6% do imposto a ser pago seja encaminhado para os fundos especiais. O contribuinte ainda tem a opção de destinar 3% ao FIA e 3% ao FEI. A doação é utilizada para financiar projetos nas mais diversas áreas como esporte, cultura, saúde, entre muitas outras. Só no ano passado foram mais de 200 projetos contemplados em todas as regiões.